quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Livros ➟ As Lições do Tonecas


Este não é, de todo, um livro que eu diga que faça o meu género. Nunca tinha ouvido falar deste livro, e iria permanecer na ignorância se não fosse o meu pai. Há um ou dois meses atrás, o meu pai lembrou-se deste livro que leu quando era mais novo. De súbito, teve uma gigantesca vontade de o voltar a ter e a ler, por isso informou-se tanto na fnac como na Bertrand. Acabou por encomendá-lo na Bertrand, e quase duas semanas depois já tínhamos o livro nas mãos. O meu pai adora o livro e acha-o extremamente engraçado. Já eu talvez tenha uma opinião um pouco diferente.

Este não é um daqueles livros que nos conta uma história do início ao fim. Neste livro, assistimos às aulas do Tonecas e aos disparates que ele diz. Sinceramente, louvo a paciência do professor do Tonecas porque o miúdo para além de não estudar e nunca saber as respostas, está sempre a fazer trocadilhos. A maior parte deles são engraçados e eu acabei por dar umas boas gargalhadas, mas... A dada altura, torna-se um pouco cansativo.

Porquê? São páginas e páginas em que é simplesmente mais do mesmo. Um miúdo "cábula" (como o professor lhe chama) que não estuda, chega atrasado, não sabe nada da matéria e ainda mói o juízo e a paciência do professor. Pode até nem ser um livro com muitas páginas (218), mas na minha opinião quando as coisas se tornam repetitivas acaba por ser chato.

Dei três estrelas porque, apesar de a dada altura me sentir tão cansada quanto o professor de estar a aturar o Tonecas, o miúdo também me fez rir bastante com os disparates que disse. Para além disso, o livro custa apenas 6,05€. 
Beijocas ♡

2 comentários

  1. Olá!
    Não conhecia o livro, mas lembro-me da série que dava na RTP há muitos anos com o Luis Aleluia a fazer de Tonecas!
    Beijos

    a-lilianaraquel.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu penso que nunca vi, mas a minha mãe falou-me sobre isso :)
      Beijocas ♡

      Eliminar

» Todas as fotografias são da minha autoria. As que não são, serão devidamente creditadas. «

© Salty Ness. Design by FCD.